quinta-feira, 13 de julho de 2017

0

Livro: O Conto da Ilha Desconhecida



Ano de Edição: 2015
Género: Drama
Autor: José Saramago
Editora: Porto Editora

 * Por Mariana Oliveira *


Depois de me ter reconciliado com a escrita de José Saramago, graças à incrível obra “As Intermitências da Morte”, decidi continuar na minha senda de conhecer mais e mais trabalhos do Nobel português.
Desta vez, o eleito foi um pequeno livro chamado “O Conto da Ilha Desconhecida”.


Sinopse:
“Um dia um homem dirigiu-se à porta do rei para pedir um barco… situada num tempo e num espaço indeterminados, a história do homem que queria um barco para ir à procura da ilha desconhecida promete ser a história de todos os homens que lutam contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprio.”


Opinião:
A primeira impressão com que fiquei após ler os primeiros parágrafos deste conto é a de que a escrita se assemelhava bastante à de Afonso Cruz. Assim, preparava-me para me confrontar com uma escrita poética e intrincada mas ao invés acabei com um livro cuja prosa está mais acessível sem que com isso tenha perdido a sua beleza.

Aparentemente simples, este conto pode ser visto sob vários ângulos e acredito que diferentes leitores chegarão a conclusões distintas.
Para mim, primeiramente esta é uma história sobre perseverança e coragem. Sobre lutarmos por aquilo que queremos por mais obstáculos que surjam no nosso caminho e por mais que aqueles que nos rodeiam nos digam que não somos capazes de fazê-lo.
Este conto também nos mostra de que muitas vezes aquilo de que andamos incessantemente à procura noutros lugares pode estar muito mais próximo daquilo que imaginamos, às vezes está mesmo dentro de nós próprios.


Sei que mais cedo ou mais tarde irei reler “O Conto da Ilha Desconhecida” e possivelmente descobrirei ainda mais coisas com esta pequena mas profunda leitura.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%